No dia 12 de setembro, na Casa da Criança, no Morro da Penitenciaria – Florianópolis ocorreu o Fórum das Pastorais e Entidades Sociais da Arquidiocese com a presença de mais de 50 agentes sociais que atuam na Arquidiocese.
Ao chegar todos foram recepcionados pela administradora da casa, Sônia Mara Bitencourt Wistuba, que convidou a todos para o café da manhã. Logo após deu-se início a reunião que iniciou com uma acolhida na sala, pela assistente social da Paróquia da Trindade, Dyana Ayres dos Santos Carvalho e pela administradora Sônia Wistuba. Em seguida o Frei Evandro Aparecido de Souza, pároco ministrou a oração inicial com uma leitura orante do Evangelho do dia.
Em sua reflexão disse que os resultados das ações vêm no tempo de Deus. É preciso lembrar sempre que somos instrumentos nas mãos d’Ele. Nossa missão de cristãos é fazer o bem sem olhar a quem. Disse ainda que amar é uma decisão e, acrescentou, que possamos discernir sempre a vontade de Deus junto as entidades, pastorais sociais que representamos.
Logo após foi apresentado um vídeo apresentando a Casa da Criança e o secretário executivo da ASA, Fernando Anísio Batista, conduziu a apresentação dos participantes da reunião. Um momento de comunhão que nos mostrou a grandeza das obras sociais ligadas à arquidiocese de Florianópolis,
O tema formativo da reunião foi a Ação Evangelizadora no mundo urbano, segundo as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e de santa Catarina. Após a leitura de alguns itens, do referido documento, no contexto da espiritualidade. Houve uma rica partilha sobre a importância da aplicação dele nas pastorais e entidades, bem como um reavivamento das práticas espirituais. Depois, destas reflexões, alguns alunos da Casa da Criança fizeram uma apresentação. Tocaram uma canção, com violinos, fruto da oficina de música da casa.
Veja a apresentação:
Também foram tratados outros pontos, como o dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no dia 17/11, motivou-se para que todos celebrem este dia. Foi comunicado a abertura do edital do prêmio Dom Afonso Niehues que será realizado no dia 22/11 e terá início com a celebração da Santa Missa, na Catedral, às 18h15. Outro tema foi a escolha dos delegados para o Fórum das Pastorais Sociais do Regional. Após alguns avisos gerais o fórum foi encerrado com a oração final e logo após foi oferecido pela Casa da Criança um almoço para todos os participantes.
Depois do almoço os participantes foram visitar as instalações da casa da criança que possui uma brinquedoteca, biblioteca, sala de dança/teatro, quadra esportiva, salas de aula, oficinas técnicas, entre outros.
A próxima reunião do Fórum será no dia 14 de novembro no salão paroquial da Paróquia de São José com visita a Casa de Apoio.
Veja algumas fotos deste Fórum: