(Galpão novo dependendo de arrecadação. Reprodução)
A Ação Social Arquidiocesana se uniu ao Instituto Araxá, de Itapema, para ajudar com a finalização de um novo galpão para a Cooperitapema, através da campanha “Dar as mãos“. O galpão atual foi atingido por um ciclone bomba em junho de 2020 e está em péssimas condições para o trabalho de separação de materiais recicláveis, principal atividade da cooperativa.
Fundada em 2008, a Cooperitapema é uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis localizada em Itapema, que atualmente possui 21 cooperados, sendo 13 mulheres. Segundo Genilda de Lima, administradora da cooperativa, a maioria das cooperadas dependem do trabalho para a subsistência da família e a situação do galpão atual está deplorável. “As estruturas de vigas estão bastante comprometidas. Algumas telhas foram perdidas deixando a máquina para triagem de materiais à mercê das condições de tempo, colocando a vida dos cooperados em risco”, afirmou.
A campanha Dar as Mãos precisa de arrecadação para terminar a construção do galpão novo no Bairro Jardim Beira Mar, com o intuito de possibilitar um trabalho mais digno para os trabalhadores. Você pode contribuir com o que puder até o dia 12 de fevereiro pelo site https://www.kickante.com.br/campanhas/abrace-cooperitapema ou com depósito pelo Pix (mais informações na imagem abaixo).