A Ação Social Arquidiocesana, na pessoa de Simone de Jesus, Assistente Social da entidade, participou da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, em Florianópolis, entre os dias 02 e 06 de agosto. O evento teve como tema central “Assistência Social: direito do povo, dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
O evento aconteceu de modo online, através da plataforma zoom, e pôde ser acompanhada pelo canal do Youtube do Conselho Municipal de Assistência Social. Para melhorar a dinâmica dos assuntos que foram debatidos a conferência foi dividida em 5 eixos, são eles:
EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão
EIXO 3 – Controle social
EIXO 4 – Serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais
EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Além da participação no evento, Simone atuou como facilitadora no eixo 5. Nesse eixo se discutiu a necessidade da importância de orçamento bipartite (estado e município) e um orçamento tripartite (união estado e município) para ações de prevenção e atuação ativa durante situações de Calamidade Pública e Emergências. Também foi debatido a inclusão do tema nos currículos de universidades e escolas públicas e a importância de efetivação de comunicação entre instituições que atuam com serviço social.
Simone explica que “a conferência de assistência social é um momento importante de proposição de novas diretrizes para as políticas públicas, aproximação da instituição com o ente público e outras entidades de assistência social do município de Florianópolis”.
A prevenção salva vidas
A Ação Social Arquidiocesana atua desde 2012 na gestão de riscos e desastres. Está linha de trabalho abrange cinco formas de ação: 1) Prevenção; 2) Preparação; 3) Mitigação; 4) Respostas (Planos de Contingência e Gestão de Abrigos Temporários); 5) Recuperação/Reconstrução.
Tendo a compreensão de que a prevenção sempre é a melhor alternativa a ASA, entre os anos de 2012 e 2013, implementou dois grupos de voluntários da Defesa Civil na Comunidade da Mariquinha e no Morro do Horácio. Esses grupos auxiliam os moradores na prevenção de possíveis desastres e atuam na mediação entre eles e o poder público.