Siga-nos

ASA promove oficina de capacitação de organizações sociais

ASA promove oficina de capacitação de organizações sociais

No último sábado, 14, aconteceu na paróquia são Joao Evangelista em Biguaçu, a oficina de elaboração de projetos promovido pela Ação Social Arquidiocesana, ASA. Esta oficina é uma etapa obrigatória para entidades que pleiteiam valores do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS).

Estiveram presentes 51 entidades de várias cidades de nossa arquidiocese, a oficina foi assessorada por Rafael Cardeal, que trabalha há 16 anos no terceiro setor, e hoje, é executivo de negócios na gerência de captação e marketing do grupo Marista, junto ao Maristas Escolas Sociais, para ele “a importância de um evento como esses é o trabalho em rede, viárias entidades de diversas cidades refletindo sobre elaboração de captação de recursos”, disse. “É colocar para essas organizações um horizonte para profissionalização de seus trabalhos” completou.

Essa oficina não serve só para projeto do FAS, “tendo o edital em perspectiva para encaminhamentos de projetos, também, para pensar em outras ferramentas em outros locais onde possa prospectar” assinalou Rafael, “isso para ampliar o impacto na sociedade, dentro do seus trabalhos realizados” finalizou.

Sobre o fundo
É um fundo solidário permanente, composto pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade, acontece nos dois dias sábado e Domingo de Ramos. O FAS visa apoiar projetos realizados pelas Ações Sociais Paroquiais, Movimentos Sociais, Grupos de Economia Solidária, Pastorais Sociais da Arquidiocese de Florianópolis.

Os Fundos de Solidariedade, mais do que mecanismos de financiamento de projetos, são instrumentos da economia comunitária a serviço do desenvolvimento local, visto que os projetos sociais devem cumprir um papel de fortalecimento das organizações locais, das dinâmicas geradoras do desenvolvimento local/comunitário, econômico e social.