Em 2018 a Cáritas Santa Catarina fechou parceria com uma grande rede varejista de moda do Brasil e com isso iniciou um trabalho em parceria com as caritas diocesanas.
Os bazares têm como principal objetivo potencializar a sustentabilidade de entidades sociais em sua missão.
Dentro de seus objetivos também está a preservação o meio ambiente ao reutilizar e articular alternativas para o reaproveitamento dos materiais que não serão utilizados nos bazares solidários e promover o acesso à população que se encontra em situação de vulnerabilidade econômica a produtos de baixo custo e boa qualidade.
Os bazares solidários são uma forma de promover a sustentabilidade ao mesmo tempo em que ajudam as pessoas. A venda dos produtos usados ou doados a preços acessíveis, ajudam também a reduzir o desperdício de recursos e a poluição. Além disso, eles fornecem uma maneira de reutilizar produtos que ainda têm vida útil, mas que de outra forma poderiam acabar em aterros sanitários, por exemplo.
Ao comprar produtos em bazares solidários, as pessoas também ajudam a financiar programas e projetos sociais, ambientais e culturais. Tal atitude contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Além disso, os bazares solidários também promovem a economia circular, pois os produtos que seriam descartados são vendidos a preços acessíveis, gerando renda para as organizações e indivíduos que os coletam. Isso cria um ciclo em que os produtos são reutilizados, gerando valor e minimizando o impacto ambiental negativo.
Portanto, os bazares solidários são uma forma de promover a sustentabilidade por meio da redução do desperdício, reutilização de produtos e promoção de projetos sociais e ambientais. Eles são uma iniciativa importante para alcançar um futuro mais sustentável para a nossa sociedade.
(48) 9 9649-1672
– Rua José Silveira de Souza, 28 – Centro (Esquina com a rua Major Costa).
Bazar São José
(48) 9 9609-1586
– Constancio Krummer, 950 – Praia comprida.
Modalidade dos Bazares
1. Bazares Solidários Permanentes: São coordenados diretamente pela ASA. Os recursos oriundos dos bazares permanentes são destinados para manutenção da estrutura administrativa da ASA, Casa de Apoio São José e entidades sociais que em casos especiais de vulnerabilidade precisem de apoio direto.
2.Bazares nas Entidades Sociais: Por meio da parceria com a Caritas Regional SC a ASA destina lotes de roupas para entidades sociais que solicitam doações por ofício.
A realização de bazares nas entidades sociais é uma cooperação estabelecida através de um termo de parceria, destinada para o fortalecimento da atuação de cada entidade, bem como, a própria manutenção do projeto dos bazares.
A Ação Social Arquidiocesana é uma associação civil, sem fins lucrativos e econômicos, serviço da Arquidiocese de Florianópolis, filiada a Cáritas Brasileira. Desenvolve sua atuação nos trinta municípios que formam a Arquidiocese de Florianópolis.