Siga-nos

Câmara de Vereadores de Florianópolis promove Audiência Pública sobre implementação de restaurante popular

Câmara de Vereadores de Florianópolis promove Audiência Pública sobre implementação de restaurante popular

Luciano Leite representou a Ação Social Arquidiocesana

Na última segunda-feira, 19 de agosto, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis a Audiência Pública com a finalidade de debater a implementação de um restaurante popular na cidade. A capital é uma das poucas cidades do país que não possuem este espaço a serviço da população em geral. A ASA esteve presente no evento na pessoa de Luciano Leite, Coordenador de Projetos da entidade.

Ao longo da audiência foram ouvidos diversos especialistas sobre a urgência da implementação do restaurante popular em Florianópolis. Foi destacado que mais do que um programa de assistencialismo o restaurante garantirá um direito fundamental a população, que é garantido na constituição no art. 6º, “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação…”.

Atualmente 116,8 milhões de pessoas vivem na insegurança alimentar no Brasil, ou seja, vivem com uma refeição ou menos por dia. Como resposta a está situação, explicou Luciano na plenária da Câmara de Vereados, em 6 meses foram criadas em Florianópolis 6 Cozinhas Comunitárias. Juntas elas distribuíram 9,6 toneladas de alimentos, 49.800 toneladas de refeições com 22 variedades de alimentos que foram produzidos por 14 famílias de agricultores, 2 cooperativas e 1 aldeia indígena da Grande Florianópolis.

“As Cozinhas Comunitárias vem atuando de forma solidária, com a contribuição de voluntários e apoio de organizações da sociedade civil, na promoção da segurança alimentar e nutricional das comunidades com vulnerabilidade social, visando o direito humano à alimentação adequada” completa Luciano.

A ASA continuará a acompanhar o andamento da implementação do restaurante público em Florianópolis, para que assim todos tenham o direito a uma alimentação saudável e segura.