Primeira atividade do Projeto Rios em Florianópolis reúne comunidade pela recuperação e preservação da água
No sábado (25) Padre Pedro participou da primeira ação do Projeto Rios em Florianópolis, na praia do Campeche. A comunidade escolheu o Rio do Noca para a atividade, que envolveu a Associação dos Moradores do Campeche (Amocam), o Movimento SOS Campeche, ambientalistas e moradores, além de representantes dos organizadores do Projeto, CNBB Sul 4, Cártias Brasileira, Ação Social Arquidiciocesana (ASA) e do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani, que é presidido pelo deputado.
O Comitê da Bacia Hidrográfica Tijucas/Biguaçu também participa das atividades, com capacitações e apoio técnico nas análises que precisam ser feitas nos rios.
O projeto, que foi lançado na última quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa, instrumentaliza comunidades para, a partir de um método simples, “adotar” um rio ou córrego e garantir sua fiscalização, recuperação e preservação.
Criado há 15 anos na Espanha, a proposta foi aplicada também na França e em Portugal, onde mais de 150 km de rios foram recuperados com a atuação direta das comunidades.
Fonte e fotos: Pe. Pedro Baldissera