Na noite de ontem (17/08) foi inaugurada as novas instalações da Casa Escola do Freis da Opera Santa Maria da Luz, na localidade de passagem do Maciambu em Palhoça. Estiveram presentes Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, representantes da equipe executiva da Ação Social Arquidiocesana, voluntários, beneficiários e apoiadores. As novas instalações ainda não estão concluídas, mas já estão a serviço da comunidade.
A Casa Escola atende 67 famílias cadastradas e auxiliam nas principais necessidades, como alimentação, agasalhos e outros benefícios. Contam com 49 voluntários. Segundo a coordenadora da Casa, Tania Oliveira, no momento as atividades estão sendo direcionados para os filhos de 11 a 16, das famílias cadastradas. Estão trabalhando para equipar uma sala para oficinas de violão e teclado, porém ainda não conseguiram os instrumentos.
Estamos nos organizando junto a Secretaria de Educação Municipal para no próximo ano iniciar os Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA e CEJA), pois as comunidades próximas apresentam necessidades de alfabetização para adultos, diz Tania.
Os coordenadores da Casa são Aroldo José e Tania Regina de Oliveira eles trabalham com os Freis há 16 anos na associação Vida Nueva como voluntários e atualmente coordenam a Casa Escola.
Apoio da Arquidiocese
A associação Opera Santa Maria foi contemplada com o edital do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) com o projeto “Inclusão Digital: Uma necessidade”, no edital de 2022.1, e na inauguração apresentou os computadores adquiridos.
Além deste projeto eles desenvolvem outros como oficina de costura, estopas e tem dois bazares, um que chamam de Bazar especial, com roupas que recebem de doação da ASA e tem outro com produtos doados por empresas e amigos do projeto.