No dia 13 de junho, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores de Florianópolis o projeto de Lei Lei 18165/2020, de autoria do vereador Markito, que autoriza as cozinhas comunitárias e solidárias prepararem e doarem alimentos em Florianópolis.
O vereador Markito falou sobre a importância deste projeto: são diversas as organizações que hoje preparam e distribuem alimentos na capital. “São grupos ligados a Igrejas, Associações de Moradores, grupos de amigos, é uma diversidade enorme do ponto de vista de quem faz”, afirma o vereador. “E essas entregas foram questionadas sobre o alvará sanitário daquele empreendimento ou daquele acesso da comida. Aí foi quando nós reunimos conjuntamente com a Vigilância Sanitária, e nessa reunião saiu a necessidade de regulamentar essa atividade”, explicou.
É importante salientar que além de licenciar essas entidades, a Vigilância Sanitária também se disponibilizará a capacitar as pessoas que atuam na manipulação, preparo e distribuição dos alimentos, garantindo ainda mais segurança para os voluntários e principalmente para as pessoas que recebem as doações. Aqui no CIS recebemos com muita alegria a aprovação deste projeto de lei. Temos certeza de que esta parceria poder público e entidades sociais irá fortalecer cada vez mais os trabalhos realizados e gerar cada vez mais políticas púbicas que ajudem a população que vive em situação vulnerável.