Siga-nos

Coletiva de imprensa sobre Campanha da Fraternidade 2019 ocorre no dia 06 de março

Coletiva de imprensa sobre Campanha da Fraternidade 2019 ocorre no dia 06 de março

Na Quarta-feira de Cinzas, 6 de março, o Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, concede uma coletiva de imprensa para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019 que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema  “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). A coletiva será às 09h30, na Cúria Metropolitana (Rua Esteves Júnior, 447 – Centro). 

Presenças confirmadas na coletiva:

– Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Maria Elisa da Silveira de Caro

– Articulador da Pastoral do Migrante no Estado de Santa Catarina, Pe. Marcos Mario Bubniak, CS

– Secretário Executivo da Ação Social Arquidiocesana, Fernando Anísio Batista

– Conselheira Titular do Conselho Municipal de Saúde (Florianópolis), Conselho Estadual de Saúde e Conselho Estadual de Assistência Social, Leonilda Delourdes Gonçalves

– Conselheira representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Solange Bueno

– Tesoureira da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e da Associação Beneficente São Dimas (ASBEDIM), e voluntária da Pastoral Carcerária, Leila Pivatto.

– Representante da Controladoria Geral da União (CGU)

A Campanha

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, quer estimular a participação de todos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum. A ação terá início em todo o país na Quarta-feira de Cinzas, 6 de março, e busca mostrar como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo país.

Conteúdo

No texto-base da CF, tem-se que Políticas Públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

A Constituição de 1988 possibilitou a participação direta da sociedade na elaboração e implementação de Políticas Públicas através dos conselhos deliberativos, que foram propostos por leis complementares em quatro áreas: criança e adolescente, saúde, assistência social e educação.

O tema deste ano impacta diretamente na vida dos brasileiros. Falar de “políticas públicas” não é “falar” de “política” ou de “eleições”, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, por ONGs, voluntários e todos os cidadãos com vistas a promover o bem comum, na perspectiva dos mais pobres da sociedade.

O Papa Francisco afirma que as políticas públicas “nos recordam que a nossa fé se traduz em atos concretos e quotidianos, destinados a ajudar nosso próximo no corpo e no espírito sobre os quais havemos de ser julgados: alimentá-lo, visitá-lo, confortá-lo, educá-lo”. Portanto, participar das discussões e execução das políticas públicas é ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade dos irmãos.

Refletir sobre políticas públicas é essencial para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização.

Serviço

Coletiva de imprensa

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2019

06 de março

09h30

Cúria Metropolitana

Rua Esteves Júnior, 447 – Centro

Florianópolis

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis