Siga-nos

ASA realiza Encontro Ampliado de Pastorais, Entidades e Ações Sociais

ASA realiza Encontro Ampliado de Pastorais, Entidades e Ações Sociais

Por Olga Oliveira – Jornalista

No último sábado, 26 de novembro, aconteceu o Encontro Ampliado das Entidades, Pastorais e Ações Sociais da Arquidiocese de Florianópolis que foi realizado em São João Batista, na Comunidade Bethânia, e contou com a participação de cerca de 90 pessoas.

Padre Pe. Jean-Morin Cadet

Ao chegar em Bethânia os participantes foram acolhidos pela equipe executiva da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e, logo após do credenciamento, foram para o café da manhã preparado pela comunidade Bethânia. Em seguida, foram convidados para ir ao auditório, onde o Padre Pe. Jean-Morin Cadet acolheu a todos, apresentou a agenda do dia e convidou o Presidente da ASA, diácono Luiz Paulo Campos, para conduzir a oração inicial..

Diácono Luiz Paulo Campos

Na motivação, o diácono lembrou a todos presentes que como diz o Evangelho de Lc,17,10, nós somos servos inúteis, lembrando que todo trabalho realizado não deve ser centrado em nós, mas no outro. Destacou sobre a importância de estarmos vigilantes e sobre a essencialidade da oração. Refletiu que somos chamados a reconhecer a grandiosidade de Deus. “Com o Senhor conseguimos gerar transformação e quando reconhecemos que somos pecadores, reconhecemos na oração a grandiosa graça de Deus e com isso vem a esperança que inunda nossos corações e nos dá a certeza que todo trabalho social realizado é feito por Ele e n’Ele”, disse o diácono. Finalizou convidando todos à oração e exortou a reconhecer diariamente que o trabalho é realizado em Cristo.

Em seguida, o Frei Nilo Agonstini, que é professor, pesquisador e escritor e foi o assessor do Encontro Ampliado do Fórum das Pastorais, Entidades e Ações Sociais, trouxe o tema: “Fé Cristã e os frutos da Caridade para a vida”.

O Frei abordou Cristo como elemento fundante da Caridade Social reafirmando um Deus de Amor e solidário com a causa dos oprimidos, onde a ação de uma Igreja em saída pode, para além das políticas públicas, serem fundamentadas no Evangelho – um complementando o outro, um não inviabilizando o outro.

Quanto as políticas públicas, lembrou que a igreja não deve ficar à parte delas, mas participar ativamente de conselhos, fóruns, associações de moradores e outros espaços que sejam efetivamente necessários para melhorar sua atuação com as pessoas. Frei Nilo citou: “Somos convocados a “cuidar da casa comum”, numa conversão ecológica que implica mudança de rumo, mudança de hábitos, ouvindo o grito que nos vem da criação. Nossa atenção dirige-se às mudanças climáticas, à questão da água, à biodiversidade, às desigualdades planetárias e socioambientais, à intervenção humana destruidora. O desafio é cultivar tanto a “ternura, compaixão e preocupação pelos seres humanos” (LS n. 91) como a “paz, justiça e conservação da natureza” como três questões interligadas (LS n.)”.

Assim, a ação com as pessoas deve buscar respostas integrais, percebendo o outro em sua integralidade.

Baixe aqui a apresentação.

Logo após foi realizada a Santa Missa que foi celebrada por D. Wilson e concelebrada pelos sacerdotes presentes. Em sua homilia o arcebispo falou da alegria em encontra-se com todos que trabalham com a dimensão social na Arquidiocese e retomou a reflexão que no “abaixar-se se faz a experiência da caridade” e seguiu dizendo que o nosso trabalho social pode nos mostrar os caminhos de servir nesta perspectiva.

Após a missa, todos se encaminharam ao refeitório para o almoço, preparado pela Comunidade Bethânia,

Benção do Almoço

e, logo após, houve um momento de partilha e de mostrar os trabalhos realizados pelas entidades, pastorais, ações sociais. No retorno ao auditório os participantes foram convidados a falar sobre os trabalhos que realizam.

Algumas fotos deste momento de partilha:

No encontro também foi realizado o lançamento do livro Fé e Política, pela senhora Dalila Maria Pedrine, o livro foi organizado por ela e por Maria Isabel Lopes Correa e Wagner Silva Correia. Toda renda da venda dos livros será revertida para o Projeto Moradia Primeiro da Arquidiocese de Florianópolis.

Veja aqui este momento – Video Dalila.

Dona Dalila apresenta o livro.

A animação do encontro foi motivada pelo seminarista Bruno Alves que animou a todos com belas canções. Veja no vídeo um dos momentos de animação do evento.

Momentos de animação

Aproximando-se o término do encontro, foi abordada a importância de dar início às reflexões sobre a Campanha da Fraternidade de 2023, que terá como tema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Com uma leitura sobre a atual situação da fome no Brasil e, em especial, na Arquidiocese. 

O encontro foi finalizado com a entrega de uma vela da Campanha “10 mil estrelas” para cada participante e uma bela poesia, escrita pela assistente social da ASA, Simone de Jesus, que a proclamou, levando a todos a perceber quão rico e importante é o trabalho que realizam em suas bases.

Para finalizar a cerimônia de envio o Diácono Dilney Tadeu Muller deu a benção a todos os participantes e, após o café, todos voltaram para suas casas motivados e animados pela jornada vivida.

Abaixo alguns depoimentos recebidos após o encontro:

Carmen Terezinha Figueiredo Cruz (Casa Madre Tereza de Itapema).

Parabéns a está equipe da ASA que não mede esforço para dividir o amor caridade a todas as ações sociais.  Obrigada por tudo que fazem. Pela casa Madre Teresa que o menino jesus possa nascer no coração de cada um de nós o dia foi maravilhoso,

Maria de Souza Moraes (Mariazinha) – Ação Social ASCEBRITO da Enseada do Brito, Palhoça.

Quando essa linda menina leu essa poesia eu não consegui conter as lágrimas.  Foi muito lindo, ela ainda por cima tremia as mãos, a voz.

Dalva (Ver sobrenome e última versão)

Foi um encontro lindo, toda minha gratidão pela dedicação e carinho com que foi preparado esse dia. Vim para casa com o coração recarregado do amor de Deus. Parabéns Asa por esse trabalho, que Deus os abençoe. 💝💐

Fernando Anísio Batista – Secretário Executivo da ASA

Que encontro maravilhoso ❤️ Muito obrigado pela presença e existência de todos. Foi muito bom compartilhar esse dia com todos. Muito obrigado a todos que contribuíram na organização do encontro, principalmente pela acolhida em Bethânia. Como discípulos de Emaus: “não ardia nosso coração enquanto o escutava pelo caminho?”

Clique aqui e veja as fotos do Encontro.

Fotos: Simone de Jesus e equipe ASA.