Siga-nos

Ex-moradores de rua produzem alimentos orgânicos na Casa dos Amigos, em Antônio Carlos

Ex-moradores de rua produzem alimentos orgânicos na Casa dos Amigos, em Antônio Carlos

Casal que viveu nas ruas de Florianópolis alugou casarão e chamou conhecidos que, juntos, superaram a tragédia e recuperaram a dignidade
Raquel cuida do almço, preparado com fartura no fogão a lenha, instalado na área externa da casa – Marco Santiago/ND
Eram amigos de Daniel Paz dos Santos, 47 anos, que morou ao lado deles, no chão hostil da Alfândega, por dez anos, até 2012. Para não ter a mesma vala como destino, ele decidiu mudar os rumos da vida.
Decisão difícil, a de largar os vícios e recomeçar sem nenhum bem material. Ao seu lado, Marisa de Fátima Lucrécia de Jesus, 39, sua companheira, que viveu 22 anos na rua, enfrentou as mesmas batalhas.

Por mais incomum que seja em tempos de desassossego, eles superaram a própria tragédia. Venceram. Moram há 14 meses em uma casa no município de Antônio Carlos e ajudam outras pessoas a reescreverem suas histórias.

Santos. O casal, generosamente, convidou os amigos em situação de rua para dividirem o mesmo teto. É o recomeço para 11 pessoas, todas com mais de 50 anos. A regra básica é não usar drogas, nem álcool. No mais, são todos livres para ir e vir. A renda é garantida pela venda dos produtos plantados e colhidos ali, naquela terra preta e fértil. Alimentos cultivados sem qualquer veneno, adubados com o húmus do minhocário, que fica no fundo do pátio, e do esterco das galinhas poedeiras. “Na rua aprendemos a nos proteger, a cuidar um do outro. As pessoas que estão aqui são a minha família”, diz Santos.
A Casa dos Amigos, como ficou conhecida, produz 13 alimentos orgânicos. São comercializados na Feira da Economia Solidária, organizada quinzenalmente em frente ao Ticen, no Centro da Capital.
Leia o artigo completo no Jornal Notícias do dia.