A Arquidiocese de Florianópolis possui diversos projetos que promovem o fortalecimento da dimensão social em suas paróquias. São iniciativas que levam a face de Jesus Cristo a lugares aonde poucos querem ir e ajudam milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) é um dos grandes apoiadores destes projetos. Através dos seus recursos, muitas ações e entidades sociais dão continuidade a seus trabalhos.
Uma das ações sociais beneficiadas no último ano pelo FAS foi a Ação Social e Cultural de Monte Alegre, da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Camboriú, que recebeu recursos para desenvolver oficinas de karatê e músicas para crianças e adolescentes da região. O programa de caráter socioeducativo tem o objetivo de desenvolver a disciplina através do esporte, da cultura e da música, por meio de atividades de contraturno. A região é conhecida pelo alto índice de violência. Ao oferecer atividades alternativas para a população mais jovem auxilia na mudança dessa realidade.
A Ação Social e Cultural de Monte Alegre foi criada em 20 de maio de 2008 e desde a sua fundação tem o foco na assistência de famílias de baixa renda e com elevado número de filhos de 3 bairros da região, bairro Monte Alegre, bairro Conde Vila Verde e bairro Tabuleiro. Atualmente mais de 100 pessoas são atendidas mensalmente através dos trabalhos desenvolvidos pela ação social.