Siga-nos

Fórum Arquidiocesano refletiu sobre o documento Fé cristã e opção preferencial pelos pobres

Fórum Arquidiocesano refletiu sobre o documento Fé cristã e opção preferencial pelos pobres

No dia 1 de setembro, foi realizado o Fórum Arquidiocesano das Pastorais, Entidades e Ações Sociais, estiveram presentes representantes de 46 entidades da Arquidiocese no Recanto Silvestre – instituição que atua no tratamento a dependentes químicos.

Além de saber mais sobre o Recanto Silvestre, sua atuação na Arquidiocese e sua história de superação institucional por meio do depoimento do Padre Luiz Prim, Coordenador do Recanto, os participantes tiveram uma formação com o tema de estudo “Fé cristã e opção preferencial pelos pobres”, (Subsídios Doutrinais da CNBB 2012), abordado por Zenir Gelsleichter – Secretária de Animação Missionária da Arquidiocese.  Baixe aqui síntese do documento.

Nesse dia, foi feito o Lançamento da 9ª Edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues.  O Edital é aberto todos os anos e tem por objetivo reconhecer as iniciativas solidárias que acontecem na Arquidiocese de Florianópolis, na ocasião são premiadas três categorias: Entidade Social, Ação Social e Pastoral Social. Acesse aqui para mais informações sobre o Prêmio.

Foram tratados temas que são trabalhados em rede, como: Dia Mundial dos Pobres, Sistema de Cadastro de Informações das Entidades e o Encontro ampliado do Fórum das Pastorais – desse último, foi formado um grupo para pensar, articular e organizar o encontro que será realizado em Bethânia. 

O Fórum que iniciou às 9h com um delicioso café, foi até o almoço, onde os participantes puderam apreciar um delicioso risoto preparado e servido pela instituição acolhedora. Após o almoço, todos saíram para conhecer o espaço externo da instituição – que faz jus ao nome que leva – Recanto Silvestre.