Siga-nos

Fórum Arquidiocesano reflete sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Fórum Arquidiocesano reflete sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Por Olga Oliveira

Nesta quinta-feira, 13 de abril, representantes de 47 entidades, pastorais e ações sociais da Arquidiocese de Florianópolis participaram do Fórum Arquidiocesano no Recanto São Francisco, em Palhoça, que contou com presença do Marcio Murilo na animação e com os membros da Casa dos Amigos de Antônio Carlos no comando das refeições.

O evento começou com um café da manhã e uma apresentação do presidente da ASA, Diácono Luiz Paulo Campos, que contou aos participantes sobre a história do local onde estavam reunidos. Em seguida, o coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Pe. Alcides Albony do Amaral, conduziu uma oração e convidou os participantes para uma apresentação onde cada participante pode partilhar os trabalhos que realizam em suas ações sociais, entidades, pastorais e serviços que refletem as ações da Campanha da Fraternidade de 2023.

O tema formativo do Fórum foi sobre a Campanha da Fraternidade 2023 e foram abordados os pontos fortes e como foi a doação e mobilização de recursos para ações sociais nas paróquias, entre outros. O assessor da palestra foi Fernando Anísio Batista, Secretário Executivo da ASA, que conduziu o tema tendo como base três eixos da campanha, que foram “Dai-vos vós mesmos de comer”, fome e fraternidade.

Também foi realizada uma dinâmica onde os participantes foram convidados a compartilhar suas ideias sobre cada um dos eixos, o que resultou em uma série de partilhas edificantes. No eixo “Dai-vos vós mesmos de comer” foi refletido sobre o que já foi realizado. No eixo sobre a “fome” foi abordado aquilo poderia ser feito e no eixo “fraternidade” aquilo que pode ser feito daqui para frente.

Este foi outro momento de partilhas edificantes e, também de tomada de consciência de que fazemos muito, mas há muito o que fazer. Ao termino as partilhas, sintetizadas pela Assistente Social da ASA Simone de Jesus e pelo Luciano Leite foram coladas junto a cada eixo formando um belo mosaico repleto de vida e de esperança. Mariele Magalhães, Técnica de projetos sociais da ASA, conduziu o lançamento do Edital do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS).

Clique aqui e acesse o edital.

Após o momento formativo Pe. Alcides apresentou mais uma etapa do Plano Arquidiocesano que está em construção. Em seguida, Simone de Jesus, Assistente Social da ASA, apresentou os resultados do relatório das ações, entidades e pastorais sociais e falou sobre a importância desses relatórios para a entidade e para toda a rede. O secretário executivo da ASA falou sobre a segunda etapa de distribuição da Revista da Caridade Social e convidou a todos os presentes para distribuí-la em suas cidades.

Para encerrar o Fórum foi conduzida uma oração final e todos foram convidados para o almoço preparado pelos membros da Casa dos Amigos, de Antônio Carlos. Ao final do evento, os participantes compartilharam suas impressões sobre o Fórum, ressaltando a importância do trabalho em rede e da Campanha da Fraternidade como um legado para ações concretas da Igreja diante da situação da fome e da sociedade como um todo. Leia alguns destes depoimentos abaixo.

Alexandre Martins – Casa Care

Já faz algum tempo que nós da Casa Care estamos caminhando com a ASA. Participar de um Fórum é sempre frutuoso. Eu acredito que esse trabalho em rede é frutuoso para que a gente possa colher o legado da Campanha da Fraternidade que é o mais importante, aquilo que fica como raiz, como ensinamento, e principalmente como ação concreta da Igreja, diante da situação da fome, diante da situação do nosso país e da sociedade como um todo.

Carmem Terezinha Figueiredo Cruz – Ação Social Santo Antônio de Itapema – Casa Madre Teresa de Calcutá.

A cada fórum que participamos a gente cresce mais e leva frutos para o nosso trabalho. E esse de hoje então sobre a campanha da fome, da fraternidade foi uma beleza, isso hoje tenho certeza que todos aprenderam muito, eu aprendi e também levo muitas ideias para o nosso trabalho.

Pe. Rinaldo Cezar – Paróquia São Joaquim – Garopaba

Participei com muita alegria e satisfação do Fórum Arquidiocesano, onde nós aprofundamos a Campanha da Fraternidade e como nossas instituições, nossas ações sociais estão lidando com o tema. Foi um momento muito bonito, muito forte, inspirador e daqui nós já tiramos algumas ações que nós precisamos fazer nas ações sociais paroquiais e, também, nas pastorais e grupos de ações, diante das pessoas que necessitam. Então, eu vou sair daqui mais motivado e com muitos bons projetos para as ações. Eu quero agradecer a ASA por essa motivação e, por tudo de bom que ela está fazendo para nós. Aquelas pessoas que são atendidas pelas ações sociais paroquiais, pelas pastorais sociais. Concerteza nós saímos daqui com mais forças para o trabalho. Muito obrigada! Deus abençoe a todos!

Confira algumas fotos:

Acesse outras fotos do evento aqui.