A noite da última quarta-feira, 24 de novembro, foi marcada por emoção e gratidão para ASA e entidades participantes da 8ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no auditório da Catedral Metropolitana de Florianópolis e contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, o Presidente da Ação Social Arquidiocesana, Diácono Luiz Paulo Campos, padres convidados e representantes das entidades e pastorais sociais que pertencem a rede da ASA.
O Prêmio Dom Afonso Niehues tem por objetivo reconhecer o esforço e atuação das organizações sociais que atuam dentro da Arquidiocese de Florianópolis com o intuito de amenizar a dor e o sofrimento de diversas pessoas, através de um espírito voluntário e solidário estendendo a mão para quem mais precisa.
Para dar início a cerimônia de premiação Diácono Luiz Paulo fez o uso da palavra. Ele destacou que ao olharmos todas as obras sociais que são realizadas na Arquidiocese o coração se enche de alegria pois, “muitas ações estão sendo feitas, muitas pessoas são atendidas e muita vida é gerada. Nós (ASA) só podemos louvar e bendizer a Deus por tudo isso. São muitos braços e mãos doados para que esses trabalhos sejam realizados na nossa Arquidiocese e todo esse trabalho social realizado só acontece por causa de cada representante das entidades sociais”.
Nesta edição 10 entidades sociais se inscreveram em 3 categorias diferentes: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico. Em cada categoria uma entidade vencedora recebeu um troféu e um prêmio de 7 mil reais para investir no desenvolvimento de suas ações sociais. As demais instituições inscritas receberam uma placa comemorativa como forma de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos.
Na categoria Entidade Social a entidade vencedora foi Instituto José Berkenbrock, de São José, que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer e colaborar com a vida comunitária, especialmente dos bairros Ipiranga (comunidade do Pedregal e Vila Boa Esperança) e Jardim Cidade. Na categoria Ação Social Paroquial o prêmio foi entregue a Ação Social de Barreiros, pertencente a Paróquia Sagrados Corações. E na categoria Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico a pastoral vencedora foi a Pastoral do Povo de Rua, que desenvolve ações junto a pessoas em situação de rua na Grande Florianópolis.
Durante a solenidade de premiação também são homenageadas 3 pessoas engajadas nas causas sociais que contribuem para a promoção da cultura da solidariedade. Nesta edição foram homenageados Pe. Vicente de Paula Neto, Moderador Geral da Comunidade Bethânia, a voluntária Maria de Lourdes Nogueira dos Santos, Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, bairro Saco dos Limões, em Florianópolis, e o Instituto Lojas Renner, parceiro da Cáritas Santa Catarina nos projetos dos bazares solidários.
A entrega dos prêmios da 8ª edição do Prêmio Dom Afonso Niehues foi transmitida através das redes sociais da ASA e pode ser revista acessando: www.facebook.com/asafloripa.
Confira alguns registros da noite de premiação: