Nesta quinta-feira, 17 de março, missionários Scalabrianos presente na Arquidiocese de Florianópolis realizaram o lançamento do livro “Missão Scalabriana em Florianópolis – um porto seguro no destino do migrante”. A obra foi por escrita Jurandir Zamberlam com colaboração do Pe. Giovanni Corso e do Pe. Marcos Mário Bubniak, coordenador da Pastoral do Migrante na Arquidiocese, e mostra o trabalho dos padres da congregação Scalabriniana em Santa Catarina junto os migrantes. O livro aborda o problema social da migração, desde a Revolução Industrial, do século XVIII até a postura da igreja, e o envolvimento da congregação dos padres Scalabrinianos.
A publicação traz um conteúdo rico sobre a história da migração em toda Arquidiocese e serve como base de estudo para estudantes, agentes do governo e sociedade civil acerca do assunto. “Somente em Florianópolis, a Pastoral do Migrante, mantida pela congregação, já atendeu centenas de migrantes, vindos de várias partes do mundo, principalmente Haiti, Venezuela e Senegal. O trabalho começou em 1996 com a recepção e o acolhimento dessas pessoas que chegam em busca de uma vida nova. Aqui, recebem moradia provisória e assistência para poderem se instalar no país” afirma Pe. Marcos.
Os exemplares do livro já estão disponíveis para venda (veja onde comprar abaixo) e toda renda arrecada será revertida para manutenção dos trabalhos realizados pela Pastoral do Migrante na Arquidiocese.
Veja onde comprar:
Secretaria da Igreja da Prainha
Rua Treze de Maio, 62, bairro José Mendes, Florianópolis, SC.
–
Serviço Pastoral dos Migrantes
Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 1524 – Pantanal, Florianópolis – SC.
–
Atacado Nova Era
Rua Geroncio Thives, 635, Barreiros – São José / SC
Acompanhe os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral do Migrante clicando aqui.