Siga-nos

Projeto Moradia Primeiro

Moradia Primeiro

O projeto Moradia Primeiro iniciou nos Estados Unidos há mais de 20 anos, multiplicou-se em diversos países da Europa e agora está chegando ao Brasil. O nome original do projeto é Housing First, ou seja, Moradia Primeiro em português. Ele reconhece a moradia como um direito humano e se apresenta como uma possibilidade concreta de superação da situação de rua, com custos menores do que os equipamentos públicos voltados para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social extrema.

A moradia é condição para que a pessoa possa suprir necessidades básicas como a alimentação, segurança, cuidados com a saúde e higiene, vivência comunitária, comprovação de renda, entre outras. É a partir da moradia que surge a possibilidade de acesso a direitos sociais, através da rede sócia assistencial do município.

O ingresso na casa, geralmente alugada, se dá após um processo de acompanhamento que continua enquanto a pessoa necessita de suporte para se manter. Neste processo, ela pode contribuir para o acompanhamento de outras pessoas que estão entrando no projeto também.

A Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Florianópolis também iniciou o projeto nos municípios de Florianópolis e Palhoça, contando com uma grande corrente de amor, composta por diversos voluntários e apoiadores, que mantêm seis moradias

RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROJETO:

Ivone Maria Perassa
Coordenadora da Pastoral do Povo da Rua

Telefone: (48) 99123-1929
E-mail: pastoraldopovodaruasc@gmail.com
Instagram: @pastoraldopovodaruasc instagram

Arrecadação de recursos para financiar moradia para pessoas em situação de rua da Grande Florianópolis com acompanhamento para sua independência:

Chave PIX:
E-mail: pastoraldopovodaruasc@gmail.com
Banco do Brasil
Agência: 16-7
CC: 202511-6

Outra forma de contribuir é acessando o site: Clique Aqui

Faça Parte!
Aqui, você encontrará diversas maneiras de se envolver e contribuir para as nossas causas. Se você deseja fazer uma doação, oferecemos diferentes opções para apoiar nossos projetos e programas sociais. Sua contribuição será direcionada para ações que atendem crianças, jovens, famílias em situação de vulnerabilidade, idosos, pessoas em situação de rua e muitos outros grupos em nossas comunidades.