O atual modelo em unidades de acolhimento provisório (albergues) faz com que as pessoas padeçam longos anos nas ruas, sem oferecer uma alternativa permanente que ofereça condições adequadas para enfrentar os desafios da vida. Torna-se assim um ciclo vicioso e clientelista.
O que é o Moradia Primeiro?
O Moradia Primeiro é um modelo de moradia desenvolvido a partir dos anos 1990 nos Países (Estados Unidos, Canadá, França, Portugal, Espanha, Dinamarca, Chile, Uruguai).
Baseando-se no conceito de que a primeira e principal necessidade de um indivíduo em situação de rua é obter moradia estável e, que os outros problemas, podem e devem ser abordados após o acesso a moradia.
Qual é o objetivo?
Visa possibilitar de forma imediata a moradia, gerando com isso a oportunidade de superação da situação de rua e o suporte para o mundo do trabalho.
Cada um de nós sabe da importância da moradia como espaço importante que possibilita organizar nossa alimentação, nos recuperarmos quando estamos doentes, cuidar de nossas famílias, repousar e nos prepararmos para mais um dia de trabalho. Sem moradia perdemos essas referências e todos os desafios se tornam muito mais difíceis.
A Pastoral do Povo de Rua se une a essa empreitada buscando condições de oferecer moradia e suporte especializado a quem precisa.
Em 2018 a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Florianópolis iniciou a primeira experiência de Moradia Primeiro. Desde então, vem participando de eventos nacionais e internacionais promovidos pelo Governo Federal, afim de se capacitar e capacitar seus agentes pastorais.
Para 2022, a Pastoral do Povo de Rua quer fortalecer ainda mais essa caminhada com o projeto Moradia Primeiro: uma casa que transforma.
O objetivo é implantar o Projeto Moradia Primeiro na Arquidiocese de Florianópolis como estratégia de superação da situação de rua com atendimento individualizado e promoção de formação em defesa e amplificação de políticas públicas.
Tem como prioridade de atendimento a parte mais vulnerável da população em situação de rua: mulheres; gestantes; pessoas com deficiência; LGBT; egressos do sistema penal sem vínculo familiar; idosos; pessoa com transtorno mental – capaz de viver com autonomia.
Arrecadação de recursos para financiar moradia para pessoas em situação de rua da Grande Florianópolis com acompanhamento para sua independência:
Chave PIX:
E-mail: pastoraldopovodaruasc@gmail.com
Banco do Brasil
Agência: 16-7
CC: 202511-6
Outra forma de contribuir é acessando o site: https://benfeitoria.com/projeto/projeto-moradia-primeiro-florianopolis-xec.
RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROJETO:
Ivone Maria Perassa
Coordenadora da Pastoral do Povo da Rua
Telefone: (48) 99123-1929
E-mail: pastoraldopovodaruasc@gmail.com
Instagram: @pastoraldopovodaruasc
A Ação Social Arquidiocesana é uma associação civil, sem fins lucrativos e econômicos, serviço da Arquidiocese de Florianópolis, filiada a Cáritas Brasileira. Desenvolve sua atuação nos trinta municípios que formam a Arquidiocese de Florianópolis.